Manual de Manobras de Freeride e Bmx.

Aqui vai um manual bem interessante para aprender manobras de bike.Junto com ele a explicaçao do que é a manobra e como se faz,sabemos tambem que a varias maneiras de fazer a mesma manobra, mas vai algumas  umas dica.

Saltar uma Mesa

Saltar um Duplo

 

jump de
2nd

 

A única diferença entre Mesa e Duplo é que a Mesa não tem “buraco” entre a rampa de lançamento e a aterragem, ao contrario do Duplo. A técnica para passar estes dois saltos é exactamente a mesma:

  1. Tenho de ir em posição de equilibrio (pés ao mesmo nível), Velocidade adequada ao comprimento e altura do salto e tenho de ir concentrado no que vou fazer.
  2. Na rampa de lançamento tenho de deixar a bike fluir pela rampa para poder ganhar alguma altura.
  3. No ar tenho manter o equilibrio compensando com peso do meu corpo.
  4. Quando começo a descer meto a bike mais ou menos paralela a aterragem, de modo a não haver impacto.

Saltar um Transfer / Hip

tranfer

O transfer / hip é um salto em que a aterragem não esta na mesma direcção do salto, pode estar a 45º, a 90º,… é basicamente um Duplo ou Mesa com aterragem deslocada para um dos lados, a técnica para passar um transfer é prácticamente a mesma:

  1. Tenho de ir em posição de equilibrio (pés ao mesmo nível), Velocidade adequada ao comprimento e altura do salto e tenho de ir concentrado no que vou fazer.
  2. Na rampa de lançamento ou deixo a bike fluir para a “virar no ar”(na direcção da aterragem) ou saio um pouco obliquamente na rampa de chamado de modo a aque a bike saia já a “virar no ar”.
  3. No ar tenho manter o equilibrio compensando com peso do meu corpo.
  4. Quando começo a descer meto a bike mais ou menos paralela a aterragem, de modo a não haver impacto.

Saltar um Drop

Saltar um Gap

 Os Drop’s e Gap’s são identicos por que ambos são saltos na vertical sem rampa de lançamento, a única diferença é que o Drop tem a aterragem junto ao “buraco” e o Gap tem aterragem afastada do “buraco”, existem Gap’s de diferentes tipos dependendo do tipo de óbstáculo que esta entre a zona de lançamento e a aterragem: Rio/Riacho – River Gap; Estrada/Caminho – Road Gap; Escadas – Stair Gap;

Saltar um River Gap

Saltar um Road Gap

Saltar um Stair Gap

A técnica para saltar um Drop é:
  1. Vou para o Drop em posição de equilibrio, devagar e concentrado.
  2. Quando a roda da frente chega perto do “buraco” puxo o guiador e a roda da frente de modo a qule a bike se mantenha ligeiramente levantada até a roda de tráz passar o “buraco”.
  3. No ar equibro a bike compensadoo com o peso do corpo.
  4. No final a aterragem depende se o drop é para “Flat” ou se tem uma aterragem: Com aterragem apenas tenho de meter a bike mais ou menos paralela a aterragem e ir com pernar e braços ligeiramente fletidos para amortecer o impacto; Para “Flat” implica uma maior técnica de amortecimento, em que tenho de cair primeiro com rod de tráz e amortecer o impacto quase todo com as pernas.

Para saltar um Gap:

  1. Vou para Gap em posição de equibrio com muito mais velocidade que no Drop.
  2. Quando a roda da frente chegar a zona de lançamento dependendo da velocidade: Ou deixo a bike apenas Fluir; Ou puxo a bike fazendo um “Bunny Hop” (+B+).
  3. É essencial manter a bike direita para conseguir chegar mais longe.
  4. Quando se aproxima a aterragem tenho de aterrar de modo a amortecer o impacto, aperrando em velocidade com a bike paralela a aterragem.

(+B+) Bunny Hop (Puxar a bike sem auxilio de qualquer rampa):

  1. Vou no chão a direito em posição de equilibro com pouca velocidade.
  2. Ao chegar ao obstáculo (passeio, banco, tronco,…) puxo o guiador e roda da frente até atingir a altura do obstáculo.
  3. Com os pés ligeiramente inclinados puxo os pedais para cima e consequentemente a roda de tráz também levanta.
  4. Mantenho a bike direita no ar, flectindo as pernas.
  5. A aterragem deve ser feita na roda de tráz e/ou em “Manual” (+M+)

(+M+) Manual (Ir com roda da frente levantada sem pedalar)

Fazer um Manual (Num shore)

Como fazer um manual:

  1. Puxar a roda frente até atingir o ponto de equilibrio
  2. Manter o ponto de equilibrio: Se for a cair para tráz dou um toque de travão (tráz) para que a roda da frente desça para manter o ponto de equilibrio; Se for a cair para a frente dou impuso com o pés nos pedais de forma a levantar a roda da frente para manter o ponto de equibrio.
  3. Vai em manual até onde quizeres xD

Fazer um WallRide

WallRide é basicamente andar com bike em paredes verticais ou quase verticais.

Isto exige já alguma técnica:

  1. Vou em direcção a parede com alguma velocidade.
  2. Com ou sem rampa de lançamento puxo um Bunny Hop e empurro ligeiramente a bike contra a parede.
  3. Durante a execução tento mater a bike o mais paralela ao chão e perpendicular à parede.
  4. Ao começar a chegar ao chão vou diminuindo gradualmente a inclinação da bike.

Depois de dominar estes saltos passamos as manobras, para efectuar uma manobra correctamente é sempre necessário ir concentrado, com velocidade adquada e em posiçao de equilibrio e também no final aterrar sempre de modo a não haver impacto.

Fazer “One Hand”

 

  1. Para fazer “One Hand” deves tirar a mão quando a bike já está equilibrada no ar, aconcelho a tirar a mão esquerda para que a mão direita fique sempre na manete no travão de tráz.
  2. Coloca a mão antes de aterrar exepto se quizeres fazer um “One Hand Lander”.

Fazer “No Hands”

 

  1. Para fazer iniciar o “No hands” aconcelho a primeiro agarrar o banco no meio dos joelhos,
  2. Depois de ter avontade a tirar as duas mãos uma de cada vez, começa tirar as duas ao mesmo tempo
  3. Mas atenção, não tentes logo um suicide* tenta primeiro ir com as mãos ao capacete ou aos joelhos.
  4. Se aterrares sem mãos e sem cair fazes um ” No Hands Lander”.

Fazer “No Hands Suicide”

 

Depois de teres avontade a tirar as duas mãos tenta o suicide:

  1. primeiro tiras as mãos
  2. depois á medida que levas as mão atráz das costa inclina o tronco para tráz.

Cuidado: Quando se tiram as mãos para não agarrar a manete no travão quando se voltam a por as mãos no guiador!!!

Fazer “One Foot”

 

  1. Para fazer “One Foot” deves tirar o pé quando a bike já está equilibrada no ar, aconcelho a tirar o pé do pedal que está a frente para que o outro pé apenas rode o eico pedaleiropara tráz sem influenciar a trajectória da bike.
  2. Coloca o pé antes de aterrar exepto se quizeres fazer um “One Foot Lander”.

Fazer “No Foot”

 

  1. No “No foot” tiras os dois pés ao mesmo tempo quando a bike está ainda a subir
  2. Depois abres mais ou menos as pernas esticadas conforme o tempo que tens no ar.

Fazer “No Footed Can Can”

 

Esta manobra é um pouco mais complicada:

  1. É presiso estar muito avontade com os “No Foot’s” abuzados.
  2. Primeiro um pé passa por cima do tubo superior so quadro,
  3. Depois o pe contrario sai também do pedal
  4. Por fim esticam se as duas pernas paralelamente uma á outra.

Fazer “WhellCliker”

  1. No “WhellClicker” também é presiso esta muito avontade com “No Foot’s” abuzados,
  2. Primeiro tiram se os pés dos pedais como um “No Foot” normal,
  3. Depois em vez de os pés subirem para o lado, sobem para cima até ficarem mais altos que o guiador.
  4. De seguida tens de chegar o rabo para a frente para conseguir bater os pés por cima dos braços.

Fazer “Superman”

O “Superman” é uma manobra mitica:

  1. Começa quando a bike esta a subir no ar, saltas nos pedais para cima.
  2. Quando tiveres com o tronco paralelo ao chão, dás os esticão com as pernas e mantens as pernas o mais juntas possivel.
  3. Estica tudo o que puderes e depois volta posição inicial.

Fazer “Tri-Star”

O “Tri-Star” é fazer um “No Footed One Hand”:

  1. Primeiro faz-se o “No Foot”
  2. Só depois de se faz “One Hand”
  3. Por fim mantêm se no ar algum tempo e volta a posição inicial para aterrar.

Fazer “Nothing”

 

No “Nothing” é presiso largar a bike por completo:

  1. Primeiro faz se o “No Foot”
  2. Só depois se faz o “No Hands”

Atenção: fazer enquanto a bike se encontra a subir no ar!!!

Fazer “X-UP” 

Um “X-UP” é quando o guiador passa dos 180º existe tabém o “X-UP 270″

  1. Antes de iniciar a rotação do guiador, no ar, chegar s joelho um pouco mais tráz esticando um pouco as pernas.
  2. Depois rodar o guiador até fazer 180º ou até sentir os braços a tocar um no outro cruzados.

Fazer “Table Top”

 

“Table Top” a minha manobra preferida!!! (colocar abike paralela ao chão)

  1. Sair do salto direito
  2. Ganhar altura
  3. Começar a virar o guiador empurrando a testa do quadro e puxando a roda de tráz comos pés nos pedais.
  4. Manter os joelhos junto ao quadro e mais ou menos juntos.

Fazer ”Whip”

 

No “Whip” apenas torcemos a bike para um dos lados.

  1. Primeiro viramos a roda da frente para o lado contrario que queremos vivar a trazeira.
  2. Puxamos a frente para esse lado e empurramos a trazeira para o outro.
  3. Depois de atingir o ponto…
  4. Viramos novamente a roda da frente para o outro lado e endireitamos a bike.

Fazer “Kiss of Death”

Dar um “beijinho na roda” xD

  1. Ao sair do salto puxar a frente e ao memso tempo inclinares te para a frente até ficares com o guiador na zona da barriga
  2. Inclinas a cabeça para frente para junto da roda

Fazer “Kiss od Death One Foot”

  1. É igual ao “Kiss of Death” mas ao mesmo tempo que inclinas o tronco para frente tiras um pé do pedal para tráz.

Tópico: Manual de Manobras

Data: 24/10/2012

De: Thiago Dh

Assunto: Re:DownHill

Pega um quadro da gios fr-x q é mt bom!!!

Data: 28/08/2012

De: gabriel

Assunto: legal

algum de voces sabem se uma bicicleta trust valiant aguenta fazer essas manobras?

Data: 03/09/2012

De: Onécio ( Dalit )

Assunto: Re:legal

Amigo um Trust Valiant é um a bike mais delicada porém resistente, mais não serve para a pratica do downHill ou Free Raider, e muito menos para executar certas manobras como por exemplo o Kiss Of Death ou o Jump, ela só lhe seria util para mandar MANUAL

Data: 12/08/2012

De: Mathias Justino Vieira

Assunto: eu adorei

Cara meu olha, no meu bairro tem umas pistas de bike da hora e eu mando um whip facinho facinho cara coloca mais dessas postagens ai valeu em eu adorei tudo isso ai pretendo fazer todas essas manobras porque algumas já faço veleu um abraço de Mathias Justino Vieira, Itamonte MG .

Data: 09/09/2012

De: marlon

Assunto: Re:eu adorei

=)

Data: 07/08/2012

De: juinor

Assunto: elogiu

é gostei é muito maneiro

Data: 05/08/2012

De: Geovane

Assunto: De dawnhill

Vai escrever certo filha do um*****do maestro

Data: 01/08/2012

De: vida loca

Assunto: chique

quero aprender parece ser muito irado

Data: 29/07/2012

De: catatal

Assunto: quem e vc?

meu negocio e ''zuar''

Data: 25/07/2012

De: erick

Assunto: downhill

valeu cara por mostrar as manobras ke eu precisava

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